Resultados

RELATÓRIO FINAL DO PROJETO DE EXTENSÃO UFSM 027.123

A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL REGIONAL DE SANTA MARIA
NA PRODUÇÃO DE INSTRUMENTOS DE PESQUISA ARQUIVÍSTICOS

Realizado com o apoio do PROEXT 2010 - MEC/SESu
PROEXT 2010 Edital nº. 5

Coordenador Prof. Dr. Daniel Flores


Início: 15/01/2011
Término previsto: 15/12/2011

Entidades parceiras :
Departamento de Arquivo Geral da UFSM - DAG
Programa de Pós-Graduação Profissionalizante em Patrimônio Cultural – PPGPPC
Curso de Arquivologia da UFSM - CARQ


1 Resumo da proposta

O projeto tem por objetivo apresentar uma proposta para a preservação e difusão do patrimônio histórico cultural da UFSM e região, através da produção de instrumentos arquivísticos. As atividades serão executadas por alunos bolsistas, sob a coordenação e acompanhamento do coordenador e da arquivista responsável pelo projeto. Sob a orientação do Curso de Arquivologia, o Programa de Pós-Graduação Profissionalizante em Patrimônio Cultural (PPGPPC), juntamente com o Departamento de Arquivo Geral (DAG), colaborarão com o objeto de estudo e o conhecimento na área. Inicialmente espera-se digitalizar a documentação fotográfica do Fundo Coordenadoria de Comunicação Social; obter acondicionamento adequado dos suportes originais; facilitar a disponibilização da documentação fotográfica para pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento e abrangência geográfica e, possibilitar a complementação da descrição por parte dos usuários do acervo. Além de implementar políticas de preservação e difusão do patrimônio cultural da região de Santa Maria, a produção e disseminação do conhecimento adquirido neste projeto contribuirá para as discussões científicas na área de Ciência da Informação e Gestão Eletrônica de Documentos - GED. Os resultados esperados contribuirão para promover e facilitar o acesso e pesquisa aos documentos fotográficos da UFSM e do patrimônio cultural arquivístico regional pela comunidade nacional e internacional.


2 Objetivos propostos

OBJETIVO GERAL
1 Difundir e preservar o Patrimônio Cultural e documental da UFSM e da região de Santa Maria por meio da criação de um laboratório que viabilize a produção de instrumentos arquivísticos e sua conseqüente publicação on-line via softwares de Gestão de Conteúdo e presencial através de mostras do Patrimônio Documental.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1.1 Equipar um espaço físico adequado à produção de instrumentos arquivísticos;
1.2 Tratar o acervo fotográfico da UFSM visando a digitalização dos negativos de pequeno e médio formato e o acondicionamento adequado os suportes originais (negativos flexíveis e positivos em papel), visando a sua preservação em longo prazo;
1.3 Produzir instrumentos arquivísticos tais como guias, inventários, e catálogos, visando o acesso e difusão de acervos e conhecimentos;
1.4 Produzir e disseminar conhecimento científico na área de Ciência da Informação e Tecnologia da Informação.


3 Objetivos alcançados

- O equipamento solicitado ainda não foi recebido após 12 meses do início das atividades, trabalhamos apenas com o equipamento já existente e que não foi suficiente para atender às necessidades do projeto;
- O acervo não pode ser acondicionado adequadamente pois o material solicitado não foi adquirido;
- Produção e disponibilização on-line um instrumento de pesquisa arquivístico (catálogo), utilizando a ferramenta ICA-AtoM, para a difusão do acervo que foi tratado no período da execução do projeto;
- Disseminação dos resultados parciais do projeto.


4 Resultados

As melhorias nas instalações físicas da instituição serão obtidas quando os equipamentos forem recebidos. Respeitando a Lei n° 8.666, aguarda-se a cotação por parte das empresas, e posteriormente através do Sistema da UFSM, o SIE será realizada a aquisição. Esta demora foi muito prejudicial ao projeto, que somente pode ser minimizado através das instituições PARCEIRAS.

Integração acadêmica na articulação com o ensino e a pesquisa. Os alunos tiveram a possibilidade de aplicar os conhecimentos teóricos das disciplinas cursadas. Ao mesmo tempo foram realizados estudos aprofundando os temas do projeto que envolvem a descrição e análise documentária de imagens.

Integração entre as áreas do conhecimento nos aspectos da interdisciplinaridade e multidsciplinaridade entre as áreas de Arquivologia, Fotografia, Tecnologia da Informação e Patrimônio cultural estão íntima e definitivamente relacionadas no projeto. Por exemplo a questão da análise documentária de imagens, originalmente tema da área de Arquivologia, buscou elementos da área de Fotografia (técnicas, recursos, efeitos) e Tecnologia da Informação (internet e banco de dados para descrição e difusão em Access e ICA-AtoM) para respaldar e fortalecer a inter e multidisciplinaridade com o Patrimônio Cultural (e documental) da Instituição.

Produção de publicações técnico-científicas tais como: manuais de procedimetnos e apresentação em eventos da área arquivística.

Capacitação de recursos humanos na medida em que os alunos participantes do projeto tiveram a oportunidade de aprendizagem das operações de digitalização para preservação, descrição de fotografias e difusão de documentação fotográfica utilizando software livre (ICA-AtoM).

Difusão e divulgação da Tecnologia / Informação pesquisada por meio da criação de um blog para a difusão das atividades e resultados alcançados durante a pesquisa.
http://www.patrimoniofotograficoufsm.blogspot.com.

Os resultados obtidos PARA A COMUNIDADE/PÚBLICO ALVO foram efetivos e eficientes. Foi possível realizar a descrição arquivística das imagens com um detalhamento bastante significativo para a comunidade de pesquisadores.


5 Impactos

Houve Impacto Científico porque o conhecimento produzido na experiência prática dos alunos foi disseminado em artigos, eventos e no blog do projeto.
Houve Impacto Tecnológico na medida em que a UFSM é mais uma instituição que colabora com os testes de aplicação do software ICA-AtoM, contribuindo diretamente para a difusão do acervo e discussão no grupo on-line ICA-AtoM Users. O estudo da aplicação off-line possibilitou discussões no grupo.

Houve Impacto Ambiental e Econômico porque a digitalização, descrição e difusão on-line das imagens:
- redução dos custos da instituição com impressão (papel e tinta);
- redução dos custos de restauração pois evita o manuseio freqüente e/ou inadequado da documentação fotográfica existente;
- otimização das ações visando a correta climatização e ambientação dos materiais que sofrem ação de
degradação e deterioração física que podem ser previnidas e minimizadas com investimentos em infra-estrutura e material de guarda e armazenamento;
- o investimento tecnológico para a preservação da documentação digital produzida é uma opção para garantir o acesso às informações a longo prazo e preservação dos originais.

Houve Impacto Social na medida em que o software estiver acessível para os pesquisadores, na internet.


6 Produtos gerados

a) Catálogo on-line do acervo Fotográfico da UFSM disponível no domínio: PATRIMONIOARQUIVISTICODAUFSM

b) Manual de procedimentos: PROCEDIMENTOS PARA A DIGITALIZAÇÃO DE NEGATIVOS
FOTOGRÁFICOS – HP Scanjet 5590;

c) Manual de procedimentos: PROCEDIMENTOS PARA DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA DOS NEGATIVOS
FOTOGRÁFICOS NO MICROSOFT ACCESS;

d) Vocabulário controlado para a descrição arquivística;

e) Base de dados em ACCESS para descrição de arquivos fotográficos;

f) produção bibliográfica submetido em periódicos científicos especializados com corpo editorial;

g) Comunicações em anais de congressos,


7 Mudanças e dificuldades

A produção de instrumentos de pesquisa arquivísticos pressupõe a digitalização, descrição e difusão de documentos. Para tratar esse acervo fotográfico da UFSM, especificamente, é necessário um escâner com adaptador para os suportes fílmicos de 35mm e 120mm (formato 6x6), e um microcomputador para realizar a digitalização, descrição e difusão em software adequado.
Para realizar as atividades previstas nesse projeto, foi utilizado um microcomputador e um escâner com adaptador para negativos 35mm, já existentes no setor. Considerando-se o transcurso de 12 meses do início do projeto sem a aquisição dos equipamentos solicitados, em especial o escâner para suportes no formato 6x6, a realização das atividades não atingiu as metas previstas.
O total de imagens digitais produzidas não alcançou a meta prevista em virtude da falta desses equipamentos solicitados, ou seja, foram tratados apenas os suportes fílmicos 35mm produzidos no período de 1958 a 1973. No Quadro 1é possível visualizar o total de imagens nos formatos 35mm e 6x6, bem como o total de arquivos digitais produzidos, por ano. Vê-se que a maior quantidade de imagens (86% do acervo de 1958 a 1973) encontra-se no formato 6x6.


Ano
Arq. Digitais produzidos
(35mm)
Total 35mm
Total 6x6
1958
0
1
301
1959
6
52
470
1960
0
0
347
1961
2
23
326
1962
11
51
500
1963
17
81
1099
1964
1
3
1100
1965
20
78
1516
1966
38
51
1109
1967
1
14
1600
1968
29
144
1831
1969
221
556
3481
1970
213
578
3738
1971
113
443
5584
1972
411
1386
3993
1973
197
1224
2567
Total
1280
4685
29562

Quadro 1 – Total de imagens existentes e arquivos digitais produzidos


8 Conclusões e perspectivas

Devido às dificuldades e demoras no decorrer das atividades já realizadas até o momento, existe a perspectiva da digitalização de aproximadamente 3% do acervo fotográfico produzido no período de 1958 a 1973. O acondicionamento adequado dos negativos fotográficos, previstos no projeto original não será possível porque o material licitado ainda não foi adquirido.
Diante desse contexto, é necessário a continuidade das atividades previstas neste projeto, pois a proteção do patrimônio cultural documental, mais especificamente dos arquivos fotográficos, requer mais atenção devido ao novo paradigma que se coloca: a produção documental em meio eletrônico.
As iniciativas internacionais e nacionais visando a proteção e preservação do patrimônio documental arquivístico produzido e arquivado em meio eletrônico estão aos poucos se inserindo no cotidiano dos arquivos, mas muito trabalho ainda há pela frente. A conscientização e o treinamento de gestores, produtores, arquivistas e demais profissionais da informação, além dos usuários, é apenas o primeiro passo a ser dado. No caso da Universidade, que desde 2002 produz apenas fotografias digitais, é urgente a necessidade da aplicação de um tratamento sério e responsável à essa documentação. 
Deve se considerar ainda que na perspectiva da história, os historiadores do futuro terão uma outra noção da importância dos arquivos informáticos que tenham sido perdidos ou destruídos hoje. O descarte indiscriminado da documentação arquivística em meio informático ou o descaso em relação à sua conservação e preservação poderão privar os futuros historiadores da matéria-prima indispensável à reconstituição de uma era que foi denominada era da informação.
Tanto as imagens produzidas digitalmente, como as imagens em suporte analógico, precisam ser tratadas visando a sua difusão e preservação.
Diante da importância desse acervo para a pesquisa e a memória institucional, concluímos que é necessária a continuidade das atividades já executadas para que sejam tratados também os suportes no formato 6x6.


9 Equipe de execução

9.1 Discentes alunos do Curso de Arquivologia e Mestrado em Patrimônio Cultural

A equipe inicial era formada por Dhion Hedlund, Ibanês Facco, Lucas Baisch e Janilton Nunes.
Ibanês Facco, graduou-se Arquivista em agosto 2011, e por esse motivo atuou como voluntário no projeto. Lucas e Janilton pediram exclusão devido a incompatibilidade de horários disponíveis para executarem atividades do projeto. Assim, abrimos o primeiro edital de seleção e foram contemplados Letícia Fausto, Bruno Parcianello e Eduardo Cargnelutti. Posteriormente, Bruno e Eduardo optaram por outra bolsa e essas vagas ficaram novamente disponíveis.
O segundo edital para seleção de bolsista resultou na seleção de Fabiana Fontana e Rodrigo Vieira, bolsistas de extensão desde junho de 2011.
Letícia teve dificuldades para cumprir a carga horária e foi desligada da bolsa em 1 de agosto. Sendo que o
aluno Luiz Possebon foi indicado pelo Coordenador para substituí-la.

Resumo da situação:
Dhion Hedlund - de 28/01/11 até atualmente
Ibanês Facco - de 28/01/11 até 05/07/11
Lucas Baisch - desistiu no início.
Janilton Nunes - desistiu no início
Bruno Parcianello - desistiu antes de iniciar
Eduardo Cargnelutti - desistiu antes de iniciar
Fabiana Fontana - de 06/06/11 até atualmente
Rodrigo Vieira - de 07/06/11 até atualmente
Letícia Fausto - de 18/04/11 até 01/08/11
Luiz Possebom - de 08/08/11 até atualmente

a) Carga horária sem auxílio financeiro:



DHION
IBANÊS
LUCAS
JANILTON

CH
Realizou
Realizou
Realizou
Realizou
Janeiro
4
4
4
4
4
Fevereiro
48
19
48
12
12
Março
76
76
76


Total
128h
99h
114h
16h
16h

b) Carga horária com auxílio financeiro:



DHION
IBANÊS*
FABIANA
RODRIGO
LETÍCIA
LUIZ
Mês
CH
Realizou
Realizou
Realizou
Realizou
Realizou
Realizou
Abril
76
60
76


18

Maio
80
48
80


74

Junho
80
80
80
69
68
76

Julho
80
85
80
100
89
79

Agosto
76
75

90
125
61
63
Setembro
76
61

70
69

37
Outubro
76
66

76
85

60
Novembro
76
75

47
65

42
Dezembro
60
60

102
70

25
Total
680h
610h
316h
554h
571h
308h
227h

* SEM AUXÍLIO FINANCEIRO



9.2 Docentes e Servidores

Coordenador: Prof. Dr. Daniel Flores (Docente Departamento de Documentação)
Responsável pelas atividades do projeto: Arquivista Ms. Neiva Pavezi (DAG)
Colaborador: Prof. Dr. Carlos Blaya Perez (Docente Departamento de Documentação)
Gestor: Prof. Ms. Fernanda Kielling Pedrazzi (Docente Departamento de Documentação)


10 Bibliografia básica utilizada

BARICHELLO, Eugenia Mariano da Rocha. Comunicação e comunidade do saber. Palotti: Santa Maria, 2001.

BRASIL. Conselho Nacional de Arquivo. NOBRADE: Norma Brasileira de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.

BRASIL. Conselho Nacional de Arquivo. Recomendações para Digitalização de Documentos Arquivísticos Permanentes: Brasília, 2010 Disponível em: <http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/media/publicacoes/recomenda/recomendaes_para_digitalizao.pdf>. Acesso em: 21 jan. 2011.

CASTANHO, Denise Molon, et al. Uma política de arranjo documental para a Universidade Federal de Santa Maria. UFSM: Santa Maria, 2001.

FONSECA, Maria Cecília Londres. O patrimônio em processo: trajetória da política federal de preservação no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ ; MinC/IPHAN, 2005.

FONSECA, Maria Odila. Informação e direitos humanos: acesso às informações arquivísticas. CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, Brasília, v.28, n.2, p.2-14, maio-ago. 1999. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-19651999000200007& script=sci_abstract&tlng=pt>  Acesso em: 07 de ago. 2008.

InterPARES 2, Project. Diretrizes do produtor: A elaboração e a manutenção de materiais digitais: diretrizes para indivíduos. University of British Columbia: Vancouver, 2010. Disponível em: <www.interpares.org> . Acesso em: 21 jan. 2011

IQWGAC - IMAGE QUALITY WORKING GROUP OF ARCHIVESCOM, a joint Libraries/AcIS committee.
Technical Recommendations for Digital Imaging Projects, American Columbia: 1997. Disponível em:
<http://www.columbia. edu/acis/dl/imagespec.html>. Acesso em: 20 jun. 2006.

ISAIA. Luiz Gonzaga. UFSM: Memórias. Santa Maria: Pallotti, 2006.

LACOMBE, Cláudia. Projeto InterPARES: Entrevista com Luciana Duranti. Ponto de Acesso. v.3 , n.1 p.82-91. Salvador, 2009. Disponível em:<www.pontodeacesso.ici.ufba.br>. Acesso em: 21 fev. 2011

PAVEZI, Neiva. Arquivo fotográfico: uma faceta do patrimônio cultural da UFSM. 2010. 226f. Dissertação (Mestrado em Patrimônio Cultural) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010. Disponível em: < http://cascavel.cpd.ufsm.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2956>. Acesso em: 21 jan. 2011.

ROCHA FILHO, José Mariano da. USM a nova universidade. Porto Alegre: ASPES/GLOBO, 1962.

___ . A terra, o homem e a educação: universidade para o desenvolvimento. Santa Maria: Pallotti, 1993.

SILVA, Rubens. Acervos fotográficos públicos: uma introdução sobre digitalização no contexto político da
disseminação de conteúdos. Ci. Inf., Brasília, v. 35, n. 3, p. 194-200, set./dez. 2006.

SILVA, Rubens Ribeiro Gonçalves da. Procedimentos básicos de documentos para conversão digital: elementos de atualização profissional em setores de duas instituições públicas federais. Perspect. Ciênc. Inf., Belo Horizonte, v. 11, n. 3, set./dez. 2006. Disponível em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/56/73>. Acesso em: 21 jan. 2011.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. 35 anos da nova universidade. Eugenia Mariano da Rocha Barichello (Org.). Santa Maria: Pallotti, 1995.